Vale das Águas: mais que uma revista, um guia de belezas e atrações do Oeste Catarinense.

Natureza, história, rotas rurais, gastronomia e águas termais. O Oeste Catarinense é composto por dezenas de espaços de rara beleza e que propiciam momentos de alegria e lazer. Pensando nisso, e observando a necessidade de ampliar a divulgação desses espaços, foi lançada nesta quarta-feira (12 de dezembro) a revista Vale das Águas.

A revista apresenta o potencial de 27 municípios do Oeste de Santa Catarina que formam o Vale das Águas. Esse espaço vem recebendo transformações a fim de que, junto com a divulgação, possa em curto prazo, se tornar referência quando o assunto é turismo.

 O presidente do Vale das Águas, Rodrigo Conci, destaca que a revista apresenta informações, em português e espanhol, dando um panorama completo da região. “A Vale das Águas mostra os principais atrativos de cada município. Além disso, traz reportagens especiais e dicas de locais de momentos de descanso, lazer e convivência familiar”, ressalta.

No Vale das Águas, como o próprio nome já define, a água é o principal elemento presente nos atrativos turísticos da região. Um exemplo onde o turista pode estar em contato com a natureza é a cachoeira Salto Saudades, em Quilombo, formada por várias quedas d’água no Rio Chapecó. O local fica a cerca de 20 km do centro da cidade. Além disso, em toda a região são encontrados diversos locais de lazer com águas termais, como é o caso dos municípios de Palmitos, Quilombo, São Carlos e Águas de Chapecó. Outro atrativo é o Rio Uruguai, que passa por várias cidades do Vale das Águas, e pode ser explorado de diversas maneiras, como por meio de passeios de barco ou jornadas nos balneários de água doce.

O turismo religioso também está presente na região, com igrejas históricas desde a colonização da Região. Um exemplo é a capela São Cristóvão, em Formosa do Sul, construída pelos moradores da comunidade por volta de 1965. O Santuário de Nossa Senhora da Salete, localizado na cidade de Caibi, conta com a visita de centenas de devotos. A Casa da Memória, em São Carlos, preserva a história dos imigrantes com objetos, fotos e utensílios agrícolas das famílias que povoaram a região.

Outra atração é a Rota de Turismo Encantos Rurais, situada no município de Quilombo/SC, e que celebrou recentemente um ano de atividade. A rota é composta por quedas de água, rios e montanhas, somada a propriedades rurais e agroindústrias familiares que investem na produção de alimentos. A rota turística é, portanto, destinada para pessoas que querem viver uma experiência diferenciada e estão a fim de conhecer técnicas de produção e o modo de vida do agricultor, além de se encantar com a natureza.

O foco da Rota e a aposta do município é a integração da natureza e das pessoas, valorizando os potenciais que a cidade e o campo oferecem, como: águas termais, equipamentos de lazer e um interior riquíssimo em belezas naturais. Além disso, Quilombo possui muitas agroindústrias, com diversidade e qualidade de produção, como no caso do mel, do licor e do vinho, por exemplo.

A diretora presidente do Instituto Saga, Marlene de Andrade, relata a importância dos projetos que vem sendo realizados a fim de fomentar o turismo e promover o desenvolvimento regional. “O apoio aos projetos de turismo, como os de turismo rural, proporciona novas oportunidades de renda aos produtores, com o aproveitamento das belezas naturais e a agregação de valor dos produtos das unidades de produção familiar”, salienta.






Saga
Av. Nereu Ramos, 1750 E,
Bairro: Passo dos Fortes,
Mercado Público Regional,
Chapecó – SC
(49) 3322 8006
Newsletter
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30
© 2017 – SAGA – Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ipse